sábado, 1 de outubro de 2016

LIGA DA SOLIDARIEDADE - ALUNOS-HERÓIS!

Sonhar não é coisa de herói. Mas aqueles que sonham alto e seguem adiante, se enchem de um heroísmo muito raro e nem percebem. Esta é a delícia de viver. Com o heroísmo diário de todos nós, e particularmente dos nossos alunos do Grêmio Estudantil e da ONG Liga da Solidariedade, vivenciamos uma realidade cheia de amorosidade.

O sonho que nunca me tiram é o de ver meus alunos valorizando uma atitude de apoio e carinho, uma aula que mudou alguma coisa, um gesto e uma palavra que salvou o dia. Este sonho é aninhado e realizado diariamente com nossos pequenos heróis.

Isto é a pedagogia, esse amor profundo que nunca perde o brilho do olhar, que enche o coração e faz a vida ser muito mais interessante.

Muitas vezes o professor está cansado, se desmotiva, porque é uma ruína de contradições em cima da profissão, de negatividades, de desânimo. Mas o laço que existe entre o professor e o aluno ninguém tira, ninguém consegue desfazer, pelo contrário, com um gesto, uma palavra, um sorriso, uma atitude mais calma, o professor faz toda a diferença, se alicerça no auge de sua doação como professor e ser humano. Porque ser professor não é somente lecionar, não é preparar a aula, não é sair de casa com o coração cheio de esperança, é muito mais que isso, é transformar, é dar asas aos sonhos, é acreditar que o aluno pode e vai conseguir, apesar da violência que ele vivencia fora da escola, apesar do pai que bate na mãe, que faz o aluno chorar no dia dos pais, apesar da falta de alimento que muitas vezes faz o aluno chegar com fome e passar mal na aula antes do intervalo. É o gesto de atenção e de afeto que faz o professor ver que muitas vezes o aluno só ganhou aquela atenção naquele dia, só ganhou aquela preocupação, só teve aquele olhar de consideração naquela semana.

Fico impressionada com o heroísmo dos alunos pra resistir em algumas histórias arrepiantes. Criança não deveria saber o que é dor. Mas com a dor a gente amadurece. Ao professor cabe ser um mestre na arte de amparar e acolher.

E então vem um Grêmio Estudantil que participa, que entende a escola, e vem uma ONG que ajuda com projetos de solidariedade maravilhosos, e tudo isso faz a gente respirar muito mais feliz.

O meu sonho é realizado todo dia útil: é o sonho de nunca perder essa fé, essa crença no outro, essa esperança de encontrá-lo e ele ter uma boa história para me contar, como eu tive  com ele.

Ninguém tira meu sonho, ele é sonhado e vivido e compartilhado diariamente. Os dias em que eu sonho não são feriados, nem fins de semana, nem estão nas férias. Meu sonho é dia útil, é feito nas aulas, é composto em horário de serviço. Porque só assim eu compreendo que, enxergando meu aluno, enxerguei cada vez mais a mim mesma e me compreendi. E a vida fica muito mais gostosa.

Homenageio aqui a ONG Liga da Solidariedade e o Grêmio Estudantil, aproveitando para referendar o pedido deles de doações de alimentos para apoiá-los neste trabalho de levar para outros o consolo que demos à eles, neste ato heroico de sair dos muros da escola com o carinho que demos, pra levar este carinho a outros.

Agradeço ao Prof. Diego e à Mediação Escolar, que têm se empenhado particularmente nesta causa, com as lindas mediadoras-parceiras Fabiana Cristina Mendes e Paula Xavier. É uma delícia ver como o Grêmio Estudantil e a Liga da Solidariedade atuam de forma solidária e participativa, em harmonia com a Mediação. 

Obrigada também às PCs Maicira Batista e Luciana Diniz, pela divulgação e apoio, e pelas boas risadas. Sãos PCs muito lindas. 

E muito obrigada à Direção da Escola, à Diretora, Eliete Luciano Galvão, e às Vices-Diretoras Miriam Cecilia Araujo e Aceneide Lima (e atualmente à Prof. Roberta Gracio, uma professora que sempre foi um exemplo pra nós). 
A Direção da nossa escola é a que integra e faz os sonhos se tornarem realidade. Se escolhemos um bom caminho, ele foi trilhado e aberto por estas grandes mulheres. Nunca pensei viver essa realidade com tanta intensidade e alegria. Sem esta Direção eficaz e competente, nada disso seria viável. Nem as risadas seriam tão boas e produtivas e nem a nossa fé estaria tão recompensada. Obrigada de todo o coração.

Prô Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação!