segunda-feira, 9 de maio de 2016

DESVENDANDO MITOS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR

Tem coisa que a gente escuta e muda a nossa vida pra sempre.
No último mês, participei, com a Mediadora Fabiana Cristina Mendes, de debates com os alunos do Ensino Médio noturno, sobre o uso de drogas e o espaço escolar.
A finalidade deste projeto da Mediação era colocar o espaço escolar como um espaço de respeito, de todos, com validação da legislação.
Algumas falas me impressionaram muito: a melhor foi aquela que colocou a maconha medicinal no contexto do usuário, de como esse usuário vê o medicinal relacionado ao uso de drogas: como um caminho para o aumento do consumo.
É interessante notar como os alunos percebem que nossa sociedade tem práticas e costumes muitas vezes voltados pra favorecer o uso indiscriminado de drogas lícitas e ilícitas, e não o contrário.
Este contexto, na cabeça da juventude, é muito impressionante.
Fiquei sabendo de histórias vivenciadas dentro de residências, histórias de violência doméstica, de realidades que partiram vidas ao meio; vidas que depois foi necessário reconstruir, reconstrução nem sempre amparada pela sociedade.
Todos os alunos foram ótimos, e estas são questões que não se fecham, não se encerram em si mesmas.São questões que fazem pensar, no universo do jovem, de como lidar com uma sociedade violenta e hipócrita como a nossa, que parte a juventude no meio e depois deixa a reconstrução correr frouxa, sofrida, doída.
A relação do uso de drogas e o espaço escolar passou pela discussão sobre a importância de um espaço que tem uma história, mas é público, e que deve ser respeitado como espaço majestosamente amparado pela legislação. 
Se a escola é nossa, por que não respeitá-la? De que forma respeitá-la, a não ser compreendendo que há uma legislação que ampara o grupo, o todo, e que todos devem ser respeitados como coletivo?
Deixo aqui meu agradecimento e meu respeito pela coragem e sinceridade dos nossos alunos, que são vozes de luta e resistência, que juntas, formam um grito de protesto e conscientização.
Obrigada, gente querida. Todos foram fantásticos, e deixo aqui um agradecimento especial ao aluno Ricardo, do 2ºE, por sua fala cheia de coragem e fé, num dos melhores debates que já participei em minha vida de professora.
Grande beijo a todos os alunos e palmas à Mediadora Fabiana.

Prof. Adriana

8 comentários:

  1. Nossa como me impressionou, com essa mentalidade desses jovens de hoje em dia, fico entrigada com uma coisa dessas, imagina só usando a escola como espaço de usar drogas, que cabeça essa dos jovens, fico até com medo do nosso paìs, não ter futuro, como essa nossa politica que é uma maravilha .
    Meu temos que acordar pra vida nos somos o futuro da nossa sociedade, os futuros políticos presidentes médicos e assim vai ... Se hoje não temos respeito com nosso lìderes (professores) quem direi os nossos chefes , como nossos filhos vão ter um futuro se hoje não nos importamos com os estudos? Só com as drogas, mais creio que a droga não vai nos sustentar, e nem aos nossos filhos !
    Agora deixo aqui a pergunta !
    O que estamos fazendo com os nossos estudos ? Qual o valor ?
    Para refletir !! 😌❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudinha, pois é, a escola é nossa, mas é legal entender que o uso de um espaço que é de todos passa pelo respeito à vontade coletiva. Obrigada, linda! saudades e bjos da Prof. Adriana

      Excluir
  2. Tá mais que dez tá mil sem palavras pelo carinho obrigado ♥♡♥♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, você é dez. Obrigado pelo debate, vou lembrar muito das suas palavras, e você sabe a que me refiro. Bjo grande. Prô Adri

      Excluir
  3. Acho importante este diálogo feito na escola sobre drogas. Derrubar tabus e dar voz aos nossos alunos é o que engrandece nossa profissão. Eles são nosso presente e nosso futuro e precisam compreender que suas atitudes, seus pensamemtos podem mudar toda uma geração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Jéssica! Logo mais vem o seu post. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos Q me ajudaram e vamos continuar com debates temas novos eu adoro essa escola e me importo mto com esses alunos beijossss ❤️😘❤️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também te adoramos, Fabi, você é dez e nos ajuda muito! Obrigada por tudo!

      Excluir

Agradecemos sua participação!