domingo, 31 de julho de 2016

VOLTA ÀS AULAS OU O RETORNO DA ALEGRIA SEJAM-BEM VINDOS, PASTANINHAS!

"Escolha um trabalho que ame
e não trabalhará um único dia"
"Estudo sem pensamento é trabalho perdido
Pensamento sem estudo é perigoso."
Confúcio
"Ponha fé, ponha esperança, ponha amor..."
Papa Francisco

Amanhã é o retorno às aulas e que ele seja fonte de alegria, dessa alegria que nasce do coração e deixa a gente sem medo e com o sorriso da felicidade no rosto.

Que seja o retorno às aulas dos que confiam em si mesmos e nos professores, dos que confiam no poder do seu estudo e na capacidade que o conhecimento traz, e dos que acreditam que viver é ter fé e coragem e vamos que vamos, sem tristeza, que tristeza é coisa com a qual não temos tempo a perder.

Que seja o retorno igual à quando renascemos e vimos que a vida nos surpreendeu trazendo tanta coisa boa...

Tem coisa tão boa que acontece com a gente, que a gente se pega pensando: por que não acreditei com mais fé... e sorri confiante.

Que amanhã seja o retorno do calor que existe no coração de cada um de nós, calor que vira o aconchego onde a gente se aninha quando nos encontramos. Que a gente possa retornar e olhar os outros com os olhos do coração, com carinho, paciência e esperança. 

Se tem uma coisa que melhora nesse mundo, é o ser humano. Se tem uma coisa que nos surpreende fazendo coisa boa, e nos ajudando quando a gente menos espera, é o nosso semelhante.

Volta às aulas não é pesadelo, como querem alguns. Também não é fácil, como poderia ser, mas temos uma história de colonização que não é moleza, não. Então temos esta realidade de voltar às aulas e temos com isso uma coisa que ninguém nos tira: o nosso sorriso de gente que sabe que, apesar de tudo, está firme, de pé, e com a felicidade no coração. Que não tem sofrimento, não tem dor, não tem corrente, que perturba um coração sereno e feliz.

Sejam bem-vindos, que sem vocês não tem graça, não tem risada, não tem crescimento, não tem pedagogia, não tem nada. A pedagogia precisa do ser humano. Que somos nós.

Nunca terei todo o verbo necessário para agradecer à todos, e também à equipe gestora, que neste semestre faz um ano que nos acompanha, e que adoravelmente acredita na capacidade de todos nós. Descobri novos amigos e amigos novos em outros que já estavam. Muito, muito obrigado pela confiança em nós: se tem uma coisa que sempre me surpreende é a diferença que faz uma palavra boa, um elogio, uma esperança na gente e, puxa vida, como isso faz bem. Não encontrar uma palavra dura, não sair machucado, não ter um dia cansativo e depois ainda só sobrar o choro: que diferença ganhar um sorriso e um apoio. Porque professor é antes de tudo aluno: e um coração generoso é uma coisa que ensina ao professor a nunca perder a fé no ensinamento.

Muito obrigado por vocês existirem. 

Sintam-se todos, sem exceção (até o cãozinho do noturno, Tigrinho) abraçados e acolhidos e bem recebidos na nossa escola, que tanto nos faz bem e pela qual tanto fizemos e faremos, de sempre para sempre.


(Em breve, posts sobre o trabalho de alguns professores, e resenhas, que este blog esteve de férias mas retorna com toda alegria. Beijo no coração!).

Prô Adriana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação!